-->

08/01/2014

Dia do Fotógrafo- Dicas Para tirar Fotos Profissionais com Câmeras Comuns

Oii! Meus Parabéns aos fotógrafos! 
E para quem é amador ainda (tipo eu), lá vão algumas dicas de como melhorar suas fotos e dar a elas um ar profissional, mesmo com câmeras comuns.


Escolha um local para o "estúdio"
Encontre uma parede branca, preferivelmente em um quarto com bastante luz natural. Se você não tem uma parede branca, ou se a sua está coberta com imagens, pendure um lençol branco no teto e deixe a outra ponta caindo no chão. Isso irá criar aquela tela branca de estúdio para o seu ensaio.

Um papel grandão colado na parede também ajuda hehe
Enquadramento 
Tente sair da rotina de sempre centralizar o assunto da foto. Desloque! Deslocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante. Para centralizar fotos maiores, ou até saber onde posicionar o assunto da foto, use o "jogo da velha".


Iluminação 
Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.

Lâmpadas e luminárias são ótimas para quando a luz não estiver boa, ou for luz noturna.

Cuidado com o fundo 
Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano. Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco.

Desfocar o fundo as vezes ajuda também
Retratos
Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.


Edite suas fotos
Ponha suas fotos no computador e use um programa de edição de fotos para cortá-las, coloque filtros interessantes nelas, mude o contraste e assim por diante (PhotoScape, Photoshop...)

É isso! Beijos, Bel.
P.S: As dicas ajudaram? Querem dicas de edição de fotos? Comente!




2 comentários: