-->

14/04/2015

Dia Internacional do Café: O que você não conhecia sobre ele (o café)

Hoje é o dia internacional do café!
E como um bom amante de café, resolvi trazer algumas curiosidades relacionadas pra vocês hoje!

Aí vão elas:

Origem Do Consumo Do Café

Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que seus carneiros ficavam mais espertos ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade.
Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava


Café Mais Caro Do Mundo

Kopi Luwak ou Café Civeta é um café produzido com grãos de café extraídos das fezes do civeta. Este processo de coleta de grãos em fezes de civeta acontece na Indonésia e nas Filipinas.
No Vietnã existe um tipo similar de café, chamado weasel coffee, que possui grãos que foram defecados por doninhas.
No Brasil, existe ainda um café colhido das fezes do Jacu.

Café-de-Civeta.jpg (550×349)

O quilo do Kopi Luwak custa, em média, US$ 500 (R$ 1.000).


Origem da Palavra Café

Vem da palavra árabe qahwa, que significa “vinho”(قهوة), devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe.



Benefícios Do Café (Em Doses Certas) 

Uma xícara de café pode ajudar a acalmar os sintomas da enxaqueca. se consumido em doses razoáveis, o café não afeta o sono nem prejudica o coração.
Pode, ao contrário, ajudar na ação preventiva de algumas patologias gaves, como Alzheimer e Parkinson.

cafe

O Café também contém uma grande quantidade de antioxidantes. Ajuda a melhorar o humor, alivia o estresse, melhora a memória.


Café Pode Matar?

Em casos muito raros, overdoses de cafeína já foram fatais. A dose oral estimada para causar a morte, que varia devido a fatores como o peso da pessoa, é de 5 a 10 gramas.

fry_drinking_coffee_futurama.gif (350×400)


Overdose De Café

O jovem de 18 anos Logan Stiner morreu devido a uma overdose de café. Segundo o médico, o garoto tinha 70 microgramas de cafeína por litro de sangue – a quantidade normal para uma pessoa que costuma tomar café é de 3 a 5 microgramas, de acordo com Evans.


Starbucks

O nome da empresa foi inspirado pela personagem Starbuck do livro Moby Dick, assim como um campo de mineração no Monte Rainier, Starbo ou Storbo.
Seu logotipo apresenta uma sereia com duas caudas.

6a00d8341c51c053ef0147e14ca61a970b-450wi (425×359)


Café Para Eliminar Odores

Coloque um pote cheio de grãos de café frescos e deixe por alguns dias. Esse truque funciona para praticamente qualquer coisa ou ambiente. 

Achei outra maneira também; Seque a borra de café ao sol por um dia e, depois coloque em um recipiente aberto e leve-a para o lugar mal cheiroso.


Serve como inseticida 

Espalhe um pouco de borra de café em locais onde há formiga, pois elas serão repelidas pelo aroma do café. 
proibido formigas.ashx (119×134)

E também serve para afastar gatos de seu jardim.


Tinta Natural

Achei uma receita pra fazer:

- 100 mililitros de cola branca
- 25 gramas de cada um dos pigmentos naturais: açafrão, terra, pó de café e urucum
- 100 mililitros de água
- 4 potes plásticos
- 4 recipientes
- 1 colher

Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante.
Fotos: Cacá Bratke/Produção Samir Zavitoski/Agradecimento Tok Stok (mesa)

Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso. Esse tipo de tinta é solúvel em água. Por isso, use de preferência em papéis, tecidos ou outras superfícies que não serão lavadas ou expostas à chuva.
Fotos: Cacá Bratke/Produção Samir Zavitoski/Agradecimento Tok Stok (mesa)

E depois de falar tanto sobre café, não poderia faltar como se faz um bom cafézinho coado.

- Use sempre água mineral ou filtrada 

- Não deixe a água ferver. Ele deve estar a, no máximo, 92 graus. Caso contrário, a perda de oxigênio altera a acidez do café. Para saber o ponto certo, é preciso observar se a água está em movimento, mas sem bolhas grandes

- Guarde o pó de café na geladeira depois de aberto. A baixa temperatura preserva os aromas da bebida

- Não coloque o açúcar junto com a água. Ele muda o ponto de ebulição do líquido e forma um xarope, que altera o sabor do café

- Cravo e canela em pau podem ser colocados junto com a água para obter um sabor diferenciado

- O coador de pano deve ser guardado em um recipiente com água, dentro da geladeira. Antes de usar, é preciso escaldá-lo

- A bebida deve ser consumida em até vinte minutos depois de pronta. Se sobrar, você pode congelar em formas de gelo e bater com sorvete para fazer um drinque gelado

- Um pó de boa qualidade é essencial para um café mais saboroso

- Na hora de coar, molhe todo o pó e não fique mexendo com a colher. A água deve passar pelo café para que ele não fique amargo

- Se utilizar uma garrafa térmica, o café deve ser consumido até 1 hora depois de pronto. O recipiente deve ser lavado com água e detergente neutro depois do uso. Esporadicamente, pode ser colocado de molho com um pouco de bicarbonato ou vinagre                                                                     Fonte; IG


Isso era tudo pessoal! Agora vou ir tomar meu cafézinho!
Até a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário