-->

01/12/2014

Semana Temática (novo esquema do blog) + Natal

Olaaa pessoal! Olhem só: Eu e a Bel vamos tentar fazer um esquema novo no blog: ''Semana Temática''.

Iremos postar, na primeira semana de todo mês, sobre um tema.
Exemplo: ''Tema Da Semana: Natal''.

Vamos postar algo todos os dias durante uma semana sobre esse assunto!

E para começaaaaar...

ENTÃO É NATAAAL 

Vocês sabem o verdadeiro significado do Natal? (Não, não é apenas a troca de presentes no fim do ano, o panetone e o Roberto Carlos...).

O Natal é uma festa cristã que acontece há mais de 1600 anos, celebrando o nascimento de Jesus Cristo.

A palavra Natal significa "do nascimento". Se refere a nascimento, ou ao local onde ocorreu o nascimento.
Então quando alguém perguntar sobre sua cidade natal, já sabe o que responder e puxar assunto :D

O Natal é uma das comemorações mais belas de todo o ano! Quase todas as casas enfeitadas com piscas, pinheiros cheios de enfeites, guirlandas (me encanta!)... Mas você sabe de onde vem esses costumes?


A árvore de Natal é um dos símbolos que não podem faltar! Normalmente, é um pinheiro.

O pinheiro é para simbolizar a vida, pelo fato de ser uma das poucas árvores que sempre se mantêm verde, mesmo durante o inverno. 
Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal, uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade.
De acordo com pesquisadores, a montagem de árvore de Natal teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. 
Numa determinada  noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência.


Sabe aquela estrela que fica no topo do pinheiro? Ela simboliza a estrela que guiou os três reis magos até o local de nascimento do Menino Jesus.


Outro simbolo que vemos muito no Natal é aquele homem velhinho, com uma longa barba branca e gordinho, que vem no Natal vestido de vermelho. Bom, Papai Noel nem sempre foi assim.

Foi inspirado na figura de São Nicolau, um bispo do século III.
Era um bispo nórdico, que tinha o hábito de ajudar as pessoas (especialmente crianças) pobres. De acordo com a tradição, o bispo colocava um saco com moedas próximo à chaminé da casa de quem seria beneficiado.

O Papai Noel que conhecemos hoje, foi criado pelo alemão Thomas Nast.
Suas vestes vermelhas vem de uma publicidade da marca Coca-Cola.


Presentes de Natal: Os três reis magos deram presentes para Jesus, e o Bispo Nicolau era conhecido por dar presentes aos pobres. Trocar presentes, é uma das tradições de Natal mais antigas!



Natal é época de juntar toda a família, rever aqueles parentes distantes, ouvir aquelas piadas de tio do tipo ''é pavê ou pacumê?'' e, principalmente, celebrar o nascimento do Menino Jesus!

Espero que tenham gostado e entendido o verdadeiro sentido do Natal! Abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário