-->

22/09/2014

Resenha: Livro "O Pequeno Príncipe"

“Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz!

Sinopse: Livro de criança? Com certeza! Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi. O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância.De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações.O reencontro, o homem-menino.


"Porque nem todo livro para crianças é necessariamente para crianças."



O pequeno príncipe vive em um pequeno planeta na companhia de três vulcões e uma flor muito bela. Um dia ele decide deixar o seu mundo e visitar outros para aprender coisas com os adultos. Em cada planeta que o principezinho visita ele conhece um adulto com diferentes características que despertam nele a curiosidade de tentar analisar os sentimentos e as ações que os fazem ser "extraordinários". E o mais curioso é que diversas vezes, as mais simples perguntas do pequeno, incomodam os adultos.



Ao chegar à Terra, conhece um piloto. O piloto é o segundo personagem principal da história, e é também o narrador da história, e nos conta como conheceu o pequeno príncipe, e o que o menino o ensinou durante sua permanência em um deserto após a quebra de seu avião.

Quando criança, o piloto resolveu desenhar uma cobra, que havia engolido um elefante. Os adultos, não compreendendo o desenho, disseram-lhe que mais parecia um chapéu, e o piloto decide dar uma noção melhor de sua obra, desenha o interior da cobra. Os adultos não compreendendo a essência do desenho, o desmotivaram a ser desenhista e crescer e saber sobre política, dinheiro, números...




O livro possui inúmeras gravuras, desenhos originais do autor em aquarela que poderiam muito bem terem sido desenhados por uma criança tal seu ar de inocência, e por isso acaba sendo retratado como livro infanto-juvenil, além de ser curto e de leitura rápida. Apesar disto, o livro possui diversas palavras, termos e citações filosóficas que uma criança não compreenderia o verdadeiro significado.



A mensagem que "O Pequeno Príncipe" quer transmitir é que nunca devemos abandonar ou deixar morrer a criança que existe em nós, pois ser um adulto, que só pensa como adulto, age como adulto durante todo tempo é uma coisa chata e que nós limita dentro do nosso próprio mundo.

Algumas vezes devemos deixar aquela criança sair e comandar, um pouco, nossas atitudes, nosso modo de ver as coisas, nosso modo de pensar, do modo que só uma criança consegue. 

E para que possamos ser capazes de ver essa mensagem que está presente em todas as entrelinhas, temos que deixar que o pequeno príncipe, que existe dentro de cada um de nós, saia e nos acompanhe durante a leitura. 


“Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração.
O essencial é invisível aos olhos.”


Para quem não leu ainda, aconselho muito essa leitura e para quem já leu e não conseguiu captar o sentido por trás do livro, releia! Um livro que pode ser lido e relido para melhor compreensão e diferentes ideias. Vale muito a pena! Beijos, Bel.


2 comentários:

  1. Eu amo esse livro de paixão, e antes dde le-lo eu tinha certo preconceito com ele porque não entendia oque ele queria´passar. Amei sua resenha <3
    Beijoos
    sentimentosretro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir